Como fazer um blog? 2 maneiras e 5 dicas para começar e ter sucesso!

como fazer um blogSe você está pensando em como fazer um blog, neste texto você vai encontrar as dicas certas para começar.

Primeiramente: para que vai servir o seu blog?

Você quer criar um blog grátis só para experimentar e se divertir?

Ou você quer ser a próxima estrela entre os bloggers de moda ou de boa forma?

Talvez você queira começar sua própria revista?

Para todos esses casos, você vai encontrar uma solução abaixo. Esse blog – AmigoDoSite.com – por exemplo, foi criado utilizando a opção 2.

Não deixe também de ler nossas 5 dicas para começar um blog na parte final deste texto!

1. Blogger ou WordPress.com – as maneiras mais fáceis e rápidas de criar um blog grátis

como criar um blog gratisVamos falar desses dois serviços ao mesmo tempo, já que eles são muito parecidos entre si.

Você provavelmente conhece e já leu muitos blogs com o endereço terminando em blogspot.com, certo? Esses blogs são feitos pela plataforma Blogger, fornecida pelo Google. Essa plataforma é totalmente grátis.

Se você quer iniciar um blog para um projeto próprio, como uma viagem para fora do país, sua casa nova ou até um intercâmbio, essa provavelmente será a melhor opção.

Você pode começar com sua conta Google já existente, ou criar uma conta nova. Em poucos minutos, você estará pronto para escrever seu primeiro post no blog. O endereço do seu blog será nome-escolhido.blogspot.com.

Você também pode colocar anúncios em seu Blogger através do sistema Google AdSense. Assim, você poderá ganhar dinheiro sempre que alguém clicar nesses anúncios.

Mas, na verdade, você deve se concentrar em escrever e chamar a atenção dos leitores antes de pensar em ganhar dinheiro com o blog.

Você também pode começar um blog no wordpress.com. Nesse caso, seu endereço será nome-escolhido.wordpress.com.

O blog grátis do WordPress é muito parecido com o Blogger. Você não precisa de nenhum conhecimento técnico para começar.

Também haverá alguns anúncios no seu blog grátis no WordPress. Mas a má notícia é que você não vai ganhar dinheiro com eles. É o próprio WordPress quem ganha. É claro, você pode fazer um upgrade para a versão paga do wordpress.com e adicionar seus próprios anúncios.

No entanto, se você pretender fazer um blog profissional, recomendo que você não escolha o wordpress.com. Nesse caso, pule para a parte 2 deste texto e conheça o wordpress.org.

Ficou confuso? Sim, wordpress.com e .org são plataformas diferentes. E para uso profissional, a plataforma .org é sua única escolha.

Mas, de qualquer maneira, essa é nossa recomendação se você está pensando em como fazer um blog grátis:

Experimente os dois – Blogger ou WordPress – e veja qual você prefere.

 

2. Começando um blog com o WordPress.org – A melhor e mais profissional maneira de iniciar

fazer um blog wordpress

Como dissemos antes, o WordPress.org é diferente do WordPress.com.

Essa solução é um pouco mais técnica do que a opção anterior, mas se você está disposto a aprender, isso não será um problema. Você não precisa saber escrever códigos nem fazer nada TÃO técnico.

Começar um blog WordPress vai custar algum dinheiro. Você precisará comprar o seguinte:

  • um domínio com um nome a sua escolha, como seunome.com.br (geralmente custa em torno de R$ 40 POR ANO);
  • Uma hospedagem onde você vai instalar o blog WordPress. Isso custa geralmente menos de R$ 40 por mês.

Preocupado com os custos?

Deixe de tomar um ou dois cafés (ou cervejas) daqueles caros por mês e pronto. Começar um blog WordPress é um investimento, porque você será DONO dele.

A propósito, vamos listar algumas razões pelas quais você deveria começar um blog WordPress se você está pelo menos interessado em criar um blog com intenções mais sérias:

1. Você é dono do seu próprio conteúdo e tem liberdade para decidir que tipo de parcerias fazer!

Ninguém vai te controlar sobre colocar anúncios no seu blog ou sobre parcerias que você pode fazer. Você é dono dos textos e das imagens no seu blog. Por exemplo, no Blogger, a Google é dona do seu conteúdo. Se eles decidirem fechar o Blogger, seu conteúdo vai desaparecer. Em uma rede de blogs (que também é uma opção em outros países), geralmente há uma série de regras que você precisa seguir e pessoas com quem você precisa ter parcerias.

2. Comprar seu próprio domínio e construir seu blog é um investimento de longo prazo

Quando você escreve um artigo hoje sobre um tema atemporal, você pode gerar tráfego sobre ele mesmo daqui a três anos. Vamos dizer que você escreveu um post sobre seus 5 cafés favoritos em São Paulo. Esse tema é basicamente atemporal. As pessoas vão procurar por cafés em São Paulo daqui a três anos. Por outro lado, um post com o tema “Coisas que fiz nesse final de semana” vai, basicamente, ficar “velho” cerca de uma semana depois.

Quando você cria um blog com seu próprio domínio no WordPress.org, é como se você estivesse construindo uma casa. Sua casa terá valor daqui a 20 anos. E ter um blog no Blogger ou em outra plataforma é como viver de aluguel. Quando você sai, você não é dono de nada.

É verdade: domínios na internet são como vinho. Eles tendem a ficar melhores com o tempo, e se forem bem conservados, ganham muito valor. Vamos dizer que você comece um blog de comida – se você der um nome que não seja o seu próprio nome, e ele se tornar popular, você vai poder vender o domínio e o site daqui a alguns anos por uma boa quantia!

3. Você pode expandir até o infinito!

Basicamente, não há limitações no tamanho que seu blog pode ter no wordpress.org. Muitos sites novos, que têm centenas de milhares ou milhões de leitores por mês mantêm seu espaço online com o WordPress. Então, se você começar a escrever sobre assar cupcakes, por exemplo, em três anos você poderá ter um canal sobre comida explodindo na mídia.

Mas é claro, é preciso levar o blog a sério se você escolher começar pelo WordPress.org. Seja qual for o nível de seriedade que você vai adotar, vamos continuar com algumas dicas que servem para todo mundo:

 

5 dicas rápidas para fazer um blog de sucesso

começar um blog1. Escolhendo o nome do blog

Você quer criar uma marca pessoal? Então crie um blog com um domínio como seunomeesobrenome.com ou .com.br.

Se você quer criar um blog anônimo, então invente um nome ou uma marca. Pode ser uma boa ideia criar um nome um tanto quanto flexível.

Por exemplo, um domínio como “BlogPizzaDoPedro.com” basicamente te obriga a escrever só sobre pizza, certo? E se, daqui a um ano, você se entediar de escrever só sobre pizza? Talvez BlogComidasDoPedro.com seja melhor, não é?

O mesmo serve para quando você está começando uma empresa ou uma loja online. Você não quer dar o nome de “João Capas de Celular”. Você vai ficar “preso” vendendo somente capas de celular.

Então, resumindo: não dê a seu blog um nome muito específico, que não te dê liberdade para expandir para lugares diferentes depois.

2. Não se preocupe com as coisas pequenas – gráficos e afins

Atualmente, a grande maioria do tráfego online vem dos dispositivos mobile.

E o que a maioria das pessoas faz ao criar um novo blog ou site? Elas se preocupam em como está o cabeçalho, o que está na barra lateral, etc. A maioria das pessoas que visita o seu blog só está interessada no conteúdo do post: o que você escreve, suas fotos, etc.

Então, ao iniciar seu próprio blog de sucesso, não gaste muito esforço na estética do site (em uma tela de computador). Apenas comece a escrever.

3. Pense no que você vai escrever… e para quem

No marketing, se diz que se você tentar agradar todo mundo, você não vai agradar ninguém.

Então não tente escrever sobre tudo e para todo mundo.

Um blog geralmente tem um tipo de nicho. É muito mais fácil se especializar em um nicho do que escrever sobre vários tópicos diferentes. Um nicho pode ser, por exemplo:

  • Moda ecológica
  • Investimentos para iniciantes
  • Cozinha italiana
  • Viajar com pouco dinheiro
  • Viagens de luxo

Percebeu? Não é apenas “moda” ou “viagem”, mas sim algo um pouco mais específico.

No mundo de hoje de blogs e vlogs, existe muita concorrência. Você tem muito mais chance de ter sucesso (atrair leitores, seguidores e fãs) concentrando-se em algo específico, no qual você é bom e tem interesse de verdade.

4. Não é para você, é para o leitor

Você provavelmente conhece alguns bloggers de “lifestyle” que escrevem basicamente sobre o que eles fazem: “Hoje eu fiz isso e aquilo…”

E dezenas, quando não milhares de pessoas os leem e seguem.

Mas você, começando um blog do zero, provavelmente não poderá fazer o mesmo.

Geralmente, os bloggers precisam começar fornecendo VALOR ao leitor. Pense em como você pode AJUDAR o leitor. Talvez você seja bom em fazer meias e gorros de tricô? Em assar bolos? Ou em dar dicas financeiras?

Compartilhe seu conhecimento com os leitores. Começar um blog é quase como começar uma empresa. Você tem que resolver os problemas das pessoas e tornar a vida delas mais fácil.

Quando você crescer, aí então será fácil mudar para o estilo mais “reality show”, compartilhando informações sobre sua vida pessoal e etc.

5. SEO e Mídias Sociais trazem tráfego para o seu blog

O termo Search Engine Optimization (SEO) pode soar muito técnico, mas vamos simplificar.

Se você quer criar um blog que será lido por muitas pessoas, vale a pena estudar um pouco esse assunto. Pesquise no Google ou no Youtube sobre SEO e tire algumas horas para estudar sobre isso quando for escrever para o seu blog.

Esse assunto é ainda mais importante para quem vai criar um blog profissional ou uma loja online.

Para simplificar:

Isso significa que seus posts no blog devem ter um assunto claro, sobre o qual as pessoas têm interesse em ler. Por exemplo, “melhores cafés em São Paulo”. Qualquer pessoa poderia fazer um post assim e muitas pessoas estão procurando por cafés no Google.

Você faria um post no blog com o título “5 melhores cafés em São Paulo”. Um título muito pior para esse post seria “Siiiim, eu amo café!”.

Muitas pessoas buscam no Google por “melhores cafés em São Paulo”, e nós queremos criar um post que as pessoas encontrem mesmo daqui a três anos! Elas não vão encontrar seu post se você criar títulos ruins como essa segunda opção.

Então, claro, você deve primeiro escrever para as pessoas, mas tenha em mente que nós queremos que o Google também entenda sobre o que é o nosso conteúdo.

Conclusão

Muito bem… Se você quer fazer um blog, aqui estão nossas duas recomendações finais:

1. Se você quer começar um blog de um jeito rápido, fácil e gratuito, comece pelo Blogger. Essa é uma excelente maneira de praticar a escrita e de saber se ter um blog é algo para você ou não. Não pense muito em gráficos e na estética do blog. Apenas comece a escrever.

2. Se você já tem certeza de que quer criar um blog profissional e mantê-lo por anos, com certeza o MELHOR jeito de começar é o WordPress.org, onde você terá um blog com seu próprio domínio. Um bom lugar para comprar um domínio + hospedagem é o KingHost. É muito simples e barato configurar seu blog WordPress e começar!

Não pense demais. Apenas comece agora mesmo!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *